Neste post explico por que adotei os comentários do Disqus e ensino a utilizá-lo. O Disqus é uma plataforma de comentários adotada por muitos sites e blogs. É fácil de usar e integra as principais redes sociais (Facebook, Twitter e Google Plus).
Quais as principais vantagens do Disqus?
Para blogs e sites:
- fácil de instalar em qualquer site ou blog (é uma das plataformas de comentários mais usadas atualmente);
- consome menos recursos do servidor;
- diminuição drástica de spams;
- simplifica a moderação e filtragem dos comentários, quando necessário.
Para leitores:
- integração com as principais redes sociais (Facebook, Twitter e Google Plus);
- permite anexar imagens, editar, excluir e compartilhar comentários com facilidade;
- votar ("curtir") nos comentários que desejar e receber votos ("curtidas") de outros comentaristas;
- receber aviso por e-mail quando alguém responde um comentário seu ou faz uma menção a você. Pode também assinar os feeds da lista de discussão e receber notificações de novos comentários (detalhes no tutorial por imagens);
- ter acesso ao seu histórico de comentários postados em qualquer site ou blog que use o Disqus.
Não se assuste! O post ficou longo, porém se cadastrar no Disqus é fácil. Preferi fazer um tutorial detalhado. A primeira parte ensina a se cadastrar no Disqus com Facebook; a segunda é para quem quer trocar a conta do Facebook que vinculou ao Disqus; e a terceira explica como conectar o Facebook a uma conta do Disqus antiga e sem vínculo com a rede social. As instruções também servem para o uso do Disqus com as outras redes sociais.
Tutorial
Se preferir consulte o tutorial por imagens no final do post (clique e amplie as imagens).
1. Criando minha conta no Disqus com Facebook
(se o seu navegador de internet não exibir o campo de comentários do Disqus use outro navegador. Sugiro o uso do Chrome ou Internet Explorer.)
a. clique em "deixar uma mensagem" no local destinado aos comentários do post;
b. são quatro possibilidades de login, mas aqui o foco é na opção Facebook (ícone com a letra "F");
c. faça o login com Facebook e autorize a conexão com o Disqus;
d. abrirá uma tela do Disqus com a foto do seu perfil do Facebook. Cadastre o e-mail e crie uma senha (não precisa ser a mesma do Facebook);
e. registre-se e sua conta Disqus com Facebook estará pronta.
Nos comentários, você pode: adicionar uma imagem, editar depois de postar e compartilhar nas redes sociais (detalhes no tutorial por imagens).
Se você chegou até aqui e não tem mais dúvidas não precisa continuar lendo este tutorial. Mas se ainda restam dúvidas ou se sua situação se enquadra nos próximos itens continue a leitura.
2. Quero trocar a conta do Facebook conectada no Disqus e não perder meus comentários antigos
Com o e-mail e senha que você cadastrou no Disqus fica fácil conectar seu novo perfil do Facebook e preservar os seus comentários antigos (siga as instruções do item 3).
3. Já tenho uma conta no Disqus e ainda não a vinculei com meu perfil do Facebook
f. faça login com sua conta Disqus (ícone com a letra "D");
g. clique no desenho da engrenagem que está ao lado da opção "compartilhar" (logo abaixo do campo reservado para escrever comentário);
h. escolha a opção "editar configurações";
i. na tela de configurações do Disqus escolha a opção "services" e conecte sua conta do Facebook (o quadradinho ficará marcado).
j. se sua foto do Facebook não aparecer, clique em "avatar" e selecione a opção "use your Facebook picture". Salve a alteração. Feche o Disqus selecionando a opção logout (foto localizada no canto superior direito da tela);
Você conseguiu vincular sua conta Disqus com Facebook e poderá comentar usando o login com Facebook aqui no blog e em qualquer outro site que use o Disqus.
Esqueceu a senha que cadastrou no Disqus?
Use o login com Disqus (icone com a letra "D") e clique em "forgot password?". O Disqus enviará um e-mail com instruções para cadastrar uma nova senha. Se esqueceu ou deixou de usar o e-mail cadastrado no Disqus, a melhor decisão é fazer uma nova conta. No site do Disqus você encontra mais informações.
Se preferir consultar o tutorial por imagens deve prestar atenção nas telas a seguir (clique para ampliar).