Conhecer um museu pode ser uma experiência inesquecível. Seja por suas exposições ou pelo local em que se encontra, é sempre possível absorvermos alguma informação nova neste tipo de passeio. Minha visita ao Museo de la Ciudad em Buenos Aires, Argentina, não foi diferente. Durante uma volta pelo centro da cidade descobrimos uma exposição de brinquedos bem curiosa em cartaz. Além de instrutivo, o passeio foi super divertido!
Nos murais do Museo de la Ciudad os curadores ressaltam a preocupação em propagar a memória urbana por meio das exposições do museu. Explicam que ao relacionar os objetos históricos, textos e outros elementos das diferentes coleções, o público visitante terá a oportunidade de compreender melhor os costumes dos portenhos em outras épocas.
Pesquisando mais sobre o Museo de la Ciudad descobri que muitos dos objetos em exposição foram resgatados em demolições e reunidos graças ao esforço da população. Além disso, a região onde se encontra o museu reúne uma série de edifícios e locais de grande valor histórico e arquitetônico para os portenhos e que hoje fazem parte da chamada "Área de Proteção Histórica". A sede do museu é um desses edifícios preservados e representativos do período em que a cidade cresceu e prosperou consideravelmente (fins do século XIX e início do XX).
Vamos olhar algumas fotos?
|
|
|
|
Fotos: Museo de la Ciudad (acervo pessoal)
Infelizmente, não encontrei mais informações sobre esta exposição de brinquedos. Como ela tinha muitos objetos curiosos, por vezes, estranhos e assustadores, o passeio foi bem inusitado e divertido!
Aproveito para dedicar este post às minhas amigas Camila e Cristina Paiva que estavam comigo neste dia e me cederam parte das fotos. Obrigada, meninas!
Quem quiser saber mais sobre o Museo de la Ciudad, em Buenos Aires, não deixe de visitar o site oficial.