Há muitos fãs do trabalho do casal Charles & Ray Eames espalhados por aí, eu sou uma delas! =) As cores e o ar lúdico de suas criações me cativaram rápido. Foi paixão à primeira vista! Tanto que logo no primeiro projeto que fiz para o curso de design de interiores, escolhi algumas peças da dupla para fazerem parte dos ambientes:
Imagem: perspectiva quarto dos gêmeos (acervo pessoal) |
1. Cabideiro Hang it All: esferas em madeira e estrutura em ferro, inspirado em moléculas e átomos.
2. Cadeira DKR: assento em plástico reforçado e base "Torre Eiffel" em madeira e metal.
Resumindo a história do casal: Charles e Ray são norte-americanos, se conheceram e se casaram na década de 40. As experiências de Charles na arquitetura e no design e as de Ray nas artes plásticas renderam diversos projetos conjuntos na área do design de móveis. Seus experimentos, pesquisas e o desenvolvimento de novas técnicas, como o uso da fibra de vidro e do plástico moldado, ocasionaram uma verdadeira revolução na produção de mobiliário do século XX.
A fabricação dessas peças em série tornou o bom design mais acessível nas últimas décadas. Entendo o "bom design" como algo útil, belo, inovador, capaz de despertar emoções, reflexões, mudanças de comportamento, melhora na qualidade de vida e muito mais!
Foto: reprodução / Cabideiro Hang it All |