Hoje vou falar de uma das minhas peças favoritas no design de móveis contemporâneo: a Cadeira Panton (Panton Chair), que foi concebida na década de 60 pelo designer e arquiteto Verner Panton, ganhando destaque por ser o primeiro modelo moldado por injeção de um único material (termoplástico) e de uma única peça.
Assim como algumas peças do casal Eames, que comentei em outro post, o que mais chama a minha atenção é o ar lúdico da Cadeira Panton, refletindo o perfil do seu criador. Ao pesquisar a obra de Verner Panton descobrimos que o designer realmente não impunha limites a sua imaginação e criava objetos com cores e formas inusitadas!
A Cadeira Panton é super fácil de deslocar, é empilhável e geralmente é usada em mesas de jantar, mas nada impede de colocá-la em outros cantinhos. Fizemos esta sugestão na "sala de leitura" do Senac na Santos Arquidecor 2013, relembre:
Cadeiras Panton na "sala de leitura" na Santos Arquidecor 2013 |
Existe também Cadeira Panton para os pequenos e em versão miniatura (em diversas cores):
Cadeiras Panton em vários tamanhos |
Na Essência Móveis tem todas essas opções, inclusive, no outlet da loja (peças com pequenos defeitos), você encontra a versão infantil da Cadeira Panton com desconto.