Uma viagem pode se tornar inesquecível por diversos motivos, hospedagem agradável, boa companhia, passeios diferentes, comida saborosa, simpatia dos moradores locais, etc. Dependendo dos gostos e prioridades do viajante, um ou outro item dessa lista pode se tornar decisivo para que os dias longe de casa se tornem uma experiência prazerosa.
O que isso tem a ver com o design de interiores? Se você é daquele tipo de viajante que gosta de escolher a dedo o local onde vai se hospedar, entenderá rapidinho o que estou falando! Quando eu digo escolher a dedo o local, não estou me referindo somente à localização do hotel ou pousada, mas aos seus interiores.
Muitos hotéis fazem questão de destacar em seus sites o conforto de suas acomodações com camas king-size, roupas de cama de algodão importado, televisores de última geração, ar-condicionado, frigobar, etc. Também é comum a divulgação de fotos dos quartos para que o futuro hóspede tenha uma pequena noção de como é o layout do ambiente.
Mesmo quem viaja bastante e está acostumado a escolher hotéis pela internet, pode ficar desapontado com a acomodação escolhida. Isso porque o conforto não se garante apenas com camas king-size e lençóis de puro algodão. Outros elementos são importantes, como distância adequada entre os móveis, iluminação, tamanho do televisor, espaço para armazenar roupas, malas e objetos pessoais, revestimentos de parede e piso do quarto e banheiro, ruídos e odores, etc...
Outro dia mesmo postei na fan page uma observação da Glorinha Kalil, autora do livro Viajante Chic, sobre a iluminação "hospitalar" dos quartos de hotéis. De fato, são tantos elementos que o proprietário de um hotel deve considerar, que sem um bom projeto de interiores ficará muito difícil dar conta de todas essas questões.
Um bom exemplo: Pousada Praia do Portinho
Recentemente, em uma viagem à Ilhabela, procurei observar bem os ambientes da pousada em que fiquei hospedada. Uma das características que me chamou atenção no site foi a proposta de um projeto integrado com a natureza. Não me decepcionei em nenhum quesito e ainda fui surpreendida por algumas soluções interessantes.
Também não posso deixar de mencionar que a disposição dos móveis no quarto era perfeita, sem nenhuma dificuldade de circulação, inclusive no banheiro. Havia vários espaços para armazenar roupas e objetos pessoais, todos abertos e ventilados, evitando os mofos, tão comum nos climas praianos. A iluminação foi muito bem projetada, com vários pontos de luz pelo ambiente. Tomadas para carregar gadgets, aromatizador automático e repelente foram mais alguns itens que fizeram a diferença.
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre essa pousada em Ilhabela é só visitar o seu site Pousada Praia do Portinho. No Instragam publiquei outras fotos da Pousada e de Ilhabela. Meu perfil é o @carina_pe.