No campo da iluminação decorativa, sem dúvida, a fibra ótica é uma opção bastante interessante e viável. Visitei na Expolux 2014 o estande da Fasa, empresa especializada neste tipo de produto. Minha ideia era conversar com os representantes, mas no momento em que cheguei, o pequeno estande da empresa estava lotado!! A solução foi pegar alguns panfletos disponíveis para conferir as novidades e entender um pouco mais as possibilidades desse tipo de iluminação.
Uma efeito decorativo bem conhecido da fibra ótica é o "céu de estrelas", aqueles vários pontinhos iluminados espalhados pelo chão, paredes ou teto de gesso, madeira ou outro material perfurável. Segundo o panfleto da Fasa, para quem quiser fazer esse efeito de céu estrelado, estão disponíveis kits com quantidades e comprimentos diferentes de fibras óticas e iluminadores com potências variáveis. É possível também encomendar kits especiais de acordo com as necessidades do projeto.
Outra aplicação interessante da fibra ótica é a iluminação subaquática em piscinas, banheiras, cascatas, ofurôs, etc. Como o iluminador (onde fica a lâmpada) está distante da água, o risco de choque elétrico é eliminado, garante o fabricante. Os spots localizados nas pontas dos cabos de fibra ótica são feitos de aço inoxidável, vidro temperado e possuem um sistema anti-infiltração. O efeito de mudança de cores também é bem bacana!
Vamos ver algumas imagens?
Exemplo de iluminação subaquática. |
Belo efeito estrelado no chão do estande. |
O mesmo efeito estrelado no teto azul do estande. Repare na luminária quase transparente... |
...mudando de cor!! |
Fibra ótica utilizada para destacar os objetos em exposição. |
Fonte: Fotos Expolux 2014 (acervo pessoal)
A marca Fasa tem outros kits com diferentes aplicações, entre eles, iluminação em projetos de paisagismo e museus. Quem quiser saber mais sobre o assunto, pode acompanhá-los pela fan page e pelo site.
Continue acompanhando os posts sobre a Expolux 2014 aqui no blog! Leia também o primeiro post sobre pendentes, arandelas e plafons de madeira.