domingo, 29 de junho de 2014

Design de interiores: um projeto para o home theater

Dando continuidade aos posts sobre televisores e ambientes vou acrescentar à discussão mais um elemento que muita gente gostaria de ter em casa: o home theater. A ideia de ter um ambiente com cara de cinema exerce um grande fascínio nas pessoas, ao mesmo tempo, parece um projeto difícil de realizar.

A notícia boa é que o mercado neste ramo é amplo e oferece muitas possibilidades. É possível desenvolver projetos em parceria com empresas especializadas em automação, que trabalham com telões, projetores e caixas de som de ponta, assim como elaborar projetos mais simples e econômicos que atendam às suas necessidades imediatas. 

Vamos falar do segundo caso: o home theater mais comum inclui basicamente 7 itens, quatro caixas de som, duas frontais e duas traseiras, mais uma caixa para diálogos, um subwoofer e um amplificador. Assim como na escolha do tamanho da TV é importante observar as especificações do modelo e analisar se é compatível com o espaço disponível. Aparelhos muito potentes não serão bem aproveitados em ambientes pequenos. Vamos ver um exemplo?

imagem 3D de rack para TV e home theater / blog Carina Pedro
Foto: 3D de rack para TV e home theater / Blog Carina Pedro

Neste caso, temos um rack projetado para receber o televisor de 42" e o home theater comum. As pequenas caixas de som frontais foram colocadas nas laterais do televisor e a caixa de diálogos no centro, logo abaixo da TV. O subwoofer (tons graves) fica mais próximo do chão, por isso foi desenhado um lugar só para ele. Na segunda imagem é possível visualizar uma das caixas de som traseira que deve ficar próxima dos ouvidos das pessoas sentadas. 

Uma dica importante é que no ambiente escolhido para montar o home theater se utilize carpete ou tapete, especialmente se houver algum piso de superfície lisa instalado. A textura do tapete evita a reverberação do som, proporciona mais conforto e também ajuda a esconder os fios das caixas de som traseiras, caso o sistema não seja wireless.

É muito importante também saber posicionar a televisão. Já falamos sobre distância mínima e tamanho da tela de TV, mas também tem a altura mais indicada para fixá-la: a medida do centro da TV até o chão deve ser aproximadamente igual à soma da altura dos olhos do indivíduo sentado mais a altura do assento do sofá. No último jogo do Brasil encontrei uma foto no Instagram onde aparece esse deslize no posicionamento da TV. Veja só: 

TV na parede da sala @giseleofficial
Foto: reprodução / @giseleofficial. Apesar de parecer bem "encaixado", o local escolhido para TV, acima da lareira, fez com que o aparelho ficasse muito alto para os olhos de quem está sentado. 

Se o projeto do home theater for eficiente, mesmo que simples e econômico, a experiência de assistir a um filme ou a qualquer outro programa nesse ambiente ficará bem mais interessante e envolvente. Para quem se interessou e está animado para pesquisar preços, deixo aqui alguns links em laranja de aparelhos com bom custo/benefício:  




Preços consultados em 29 de junho de 2014

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis