Desde a primeira vez que vi o trabalho do designer Sérgio J. Matos achei a cara do Brasil. Depois que comecei a seguí-lo nas redes sociais e acompanhar as novidades fiquei ainda mais encantada. Adoro o colorido, o trabalho manual, a criatividade e a surpresa que cada peça proporciona.
Em seu blog Sérgio Matos se apresenta como designer de produto com enfoque no desenvolvimento e produção de mobiliário para a indústria moveleira. Investigando um pouco mais descobri que ele nasceu no estado do Mato Grosso, formou-se em design de produto na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, onde aprendeu a fazer design com as matérias-primas disponíveis.
Quem já foi ao Nordeste sabe o quanto o artesanato de lá é rico e marcante. Os mercados e feiras de artesanatos locais mostram uma gama variada de produtos feitos por meio de técnicas que perpassaram gerações de artesãos, como o trabalho com cordas e fibras diversas. É neste contexto que Sérgio desenvolve seu trabalho e cria junto a sua equipe peças incríveis que valorizam a cultura brasileira.
Escolhi uma de suas peças para mostrar neste post: o balanço Bodocongó. Tive a oportunidade de vê-lo de perto na Casa Cor SP 2014. Quem diria que 40 colheres de pau podiam se transformar em um belo balanço? Sua base é de aço revestida por cordas, que também servem para amarrar as colheres, lembrando um bordado em ponto cruz. O nome é uma homenagem ao bairro da Universidade onde Sérgio se graduou. Olha só:
Foto: reprodução / Sérgio J Matos. Balanço Bodocongó. |
Foto: acervo pessoal. Eu, Carina Pedro, na Casa Cor SP ao lado do Balanço Bodocongó. |
Foto: reprodução / Sérgio J. Matos. Na mesma linha do Balanço Bodocongó tem a Cadeira Bodocongó. |
Quem quiser acompanhar o trabalho de Sérgio J. Matos recomendo seguir sua fan page no Facebook. Tem também o blog Sérgio J. Matos, onde tem outros contatos do designer. Em agosto, nesta última edição do Design Weekend, em São Paulo, foram apresentadas novas peças da sua coleção: a Cadeira Chita e a Poltrona Acaú. Trabalhos que mostram que seu estúdio está a pleno vapor!! =)
+ Bônus
Nesta última semana, passeando pelas ruas de Santos (Rua Euclides da Cunha esquina com a rua Pernambuco) me deparei com um belo trabalho artesanal à venda: luminárias feitas de sisal e bambu. Gostei bastante do trabalho e já imaginei várias possibilidades decorativas com elas. Veja só:
Foto: acervo pessoal. Banca de produtos artesanais na Rua Euclides da Cunha, Santos. |
- Sites pesquisados:
- Nas Entrelinhas
- CasaMix
- Eye4Design