O primeiro post da coluna "variedades" em 2015 é uma deliciosa receita de família: bolo de nozes. Já perdi as contas de quantas vezes comi este bolo nas festas de fim de ano. Por aqui, a gente costuma fazer no Natal ou no Ano Novo, mas nada impede de prepará-lo em outras datas festivas!
A receita desse bolo de nozes não é difícil, mas demanda um pouco de tempo, pois tem que preparar três itens: massa, recheio e cobertura. Ponha na conta também o tempo para quebrar as cascas das nozes que serão usadas no recheio e para enfeitar o bolo. Uma boa ideia para deixar tudo mais ágil e divertido é motivar a família a colocar a mão na massa!
Foto: Bolo de nozes (acervo pessoal) |
Ingredientes
- Para a massa:
- 5 ovos
- 2 copos cheios de açúcar
- 2 copos de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 copo de leite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- Para o recheio:
- 3 gemas (reserve as claras para a cobertura)
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 500 g de nozes moída e um pouco de leite
- Açúcar a gosto
- Para a cobertura (usei a receita do Bolo Surpresa da Chris Campos):
- 3 claras
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de água
- 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
Modo de fazer a massa
Primeiro, bata na batedeira as claras em neve. Junte as gemas com 2 copos cheios de açúcar e bata como pão de ló. Depois, misture a farinha de trigo e o fermento em pó.
Coloque 1 copo de leite para ferver e, quando estiver fervendo, adicione 1 colher de manteiga ao leite. Despeje a mistura aos poucos na massa, mexendo bem.
Leve para assar em duas formas redondas untadas e polvilhadas.
Modo de fazer o recheio
Leve todos os ingredientes juntos ao fogo, mexa bem e desligue quando aparecer o fundo da panela (sem perder a textura molhadinha). Como o açúcar é a gosto, enquanto faz o recheio, experimente para ver se está pouco ou muito doce para o seu paladar.
Modo de fazer a cobertura
Em uma panela ferva a água, o açúcar e a baunilha. Bata as claras em neve. Depois que a calda ficar levemente engrossada, despeje a mesma ainda quente sobre as claras em neve e continue batendo por uns quinze minutos. Rende bastante marshmallow!
Finalização
Usamos duas formas para assar a massa, assim ficou mais fácil de montar o bolo. Espere esfriar e desinforme a primeira parte do bolo sobre um prato e espalhe o recheio com uma espátula, depois cubra com a outra parte. Enfeite com a cobertura de marshmallow e as nozes.
Quem gosta muito de nozes como eu pode espiar outra receita que postei no blog em janeiro de 2014: tentativa de fazer camafeus de nozes em casa! A ideia era aproveitar as nozes que sobraram do Natal para fazer este docinho delicioso que, assim como o bolo, eu comeria o ano inteiro se pudesse!