Cadeira Shell, Cadeira Sorriso ou Tree-legged Chair? É uma dúvida que sempre me intrigava nesta cadeira chamada de nomes diferentes por aí. Antes de mais nada, a Cadeira Shell é um dos belos trabalhos do designer dinamarquês Hans J. Wegner que criou muitas cadeiras de madeira que se tornaram famosas ao longo de seus 92 anos de vida.
A afinidade de Hans J. Wegner com a madeira despertou cedo. Com 17 anos já era aprendiz em uma oficina de carpintaria na sua cidade natal na Dinamarca onde criou seus primeiros desenhos. Quando se mudou para a capital Copenhague, na década de 30, entrou em contato com exposições e fez cursos nas áreas de design e arquitetura.
Ainda jovem, Hans J. Wegner estabeleceu importantes parcerias com o arquiteto Arne Jacobsen e com o marceneiro Johannes Hansen, responsável por difundir o design moderno entre os dinamarqueses. Na década de 40 abriu seu próprio escritório de design e ao longo de sua trajetória profissional foi reconhecido como um dos maiores designers de móveis do mundo.
Na Cadeira Shell desenhada por Hans J. Wegner podemos observar um trabalho meticuloso com a madeira, que neste modelo aparece em forma de compensado. O design da cadeira transmite a leveza e o minimalismo comuns em outras peças do designer. Dependendo da posição que olhamos parece mesmo um grande sorriso. Outra característica marcante do desenho é a presença de apenas três pernas.
Os modelos da Cadeira Shell à venda nos dias de hoje tem estrutura de madeira em diversas cores e tons. Os estofados também são variados nos tipos de tecido e estampas. Por ser uma cadeira grande com jeito de poltrona fica muito bem sozinha em um cantinho de repouso e leitura, assim como para conversar tranquilamente em uma sala de estar. Veja algumas inspirações:
Cadeira Shell também conhecida como Cadeira Sorriso ou Tree-legged Chair. |
Foto: reprodução / Pinterest. Gostei da ideia de duas cadeiras diferentes em torno da mesa de centro. Boa proposta para bater um papo ou contemplar a paisagem. |
Foto: reprodução / Pinterest. Se for utilizar a Cadeira Shell para um cantinho de leitura não se esqueça de colocar uma luminária como esta de chão. |
A variedade de nomes das cadeiras de Hans J. Wegner não é de se estranhar. Depois que pesquisei mais informações sobre o seu trabalho descobri que o designer simplesmente não gostava de dar nome a elas, apenas indicava o número do modelo. Os nomes, portanto, são "apelidos" que as cadeiras foram recebendo de seus admiradores.
Para quem ficou interessado em adquirir a Cadeira Shell vale a pena dar uma espiadinha na Essência Móveis e conferir o preço no Bazar 2015. É só clicar no link em laranja.