Um dos museus que eu queria visitar na minha cidade, Santos, era o Museu Pelé, inaugurado em 2014. Minha curiosidade maior era ver o antigo edifício do largo Monte Alegre no bairro do Valongo reconstruído. Em outros tempos, ele estava em ruínas e abandonado, uma imagem triste e distante do que eu via nas fotografias históricas do local.
Foto antiga (1900) do edifício do largo Monte Alegre, onde atualmente está o Museu Pelé. |
Este foi um edifício comercial importante no centro de Santos durante décadas. Vários escritórios estiveram por lá trabalhando nos negócios de importação e exportação. Foi construído para fins comerciais em frente à estação de ferro São Paulo Railway, na segunda metade do século XIX, período histórico conhecido como o auge da economia cafeeira, quando porto e cidade passavam por intensas transformações. Mais recentemente, por conta de uma sucessão de incêndios, o edifício foi se deteriorando a ponto de restar apenas as paredes em ruínas.
Foi a partir dessas paredes sobreviventes que começou o processo de restauração. O levantamento do que restou da edificação junto às fotografias antigas foram essenciais para o projeto de reconstrução das paredes externas e dos demais elementos arquitetônicos em cuja reforma se preservou o estilo neoclássico original. Já os interiores do edifício, que era composto por três pavimentos com corredores e salas comerciais, foram repensados em um novo projeto adequado ao Museu Pelé e seu público.
Fotos das obras de restauração do edifício onde está o Museu Pelé. Veja na primeira foto (canto superior esquerdo) o edifício em ruínas. Impressionante! |
Sobre a exposição, quem visitar o Museu Pelé, poderá rever momentos importantes da carreira futebolística do jogador, como suas participações nas Copas do Mundo, por meio de objetos de época, fotografias e vídeos. Preste atenção na réplica de Pelé (de cera e em tamanho real!), no troféu Bola de Ouro da FIFA, na réplica do troféu Jules Rimet e na TV verde e amarela, presente de JK aos campeões do mundo de 58.
A parte interativa da exposição também é bem interessante ao recriar cenários do futebol. Você pode chutar uma bola em gol, driblar adversários, descobrir se é tão veloz quanto Pelé numa arrancada, assistir ao diálogo dos jogadores no vestiário e à entrada em campo na final da Copa de 70. Ao final do passeio vale tomar um cafezinho bem saboroso na parte central do edifício.
Objetos em exposição: TV verde e amarela, presente de JK aos campeões do mundo de 58, réplica do troféu Jules Rimet, troféu Bola de Ouro da FIFA e réplica de Pelé (de cera em tamanho real). |
Interior do Museu Pelé com mezaninos conectados por rampas laterais com vistas para todos os pavimentos. |
Exterior restaurado do edifício do largo Monte Alegre que hoje abriga o Museu Pelé no bairro do Valongo em Santos. |
Fotos: Museu Pelé, Santos / SP (acervo pessoal)
Endereço:
Largo Marquês de Monte Alegre s/n (Antiga Rua São Bento, 392), Valongo - Santos / SP
Horário de funcionamento:
De terça a domingo, inclusive feriados, das 10h às 18h.
Ingresso:
R$18 / R$9 (meia-entrada). Valor especial nas terças-feiras: meia-entrada para todos.
Mais informações no site oficial: