Nessa semana que passou comentei na fan page do blog sobre o designer Fernando Jaeger e seus móveis "prontos para levar!". Apesar de receber há tempos no meu e-mail os lançamentos do seu atelier, ainda não tinha dado o destaque merecido à sua produção. Passei a prestar mais atenção nos produtos quando conheci o designer pessoalmente em uma mesa redonda no Museu da Casa Brasileira no comecinho do mês de março.
A história profissional de Fernando Jaeger, que nasceu no Rio Grande do Sul e se formou em Desenho Industrial na Universidade Federal do Rio de Janeiro, é bem inspiradora. Apesar de ter tido uma vivência positiva no meio acadêmico, o designer dá muito importância a sua experiência prática adquirida na indústria de móveis. Essa convivência profissional com os fabricantes e fornecedores nacionais trouxe muito aprendizado e parcerias que, segundo ele, foram essenciais ao longo de sua carreira.
Desde a década de 80, quando colaborou com uma empresa carioca de móveis tubulares, Fernando Jaeger vem se dedicando a produzir móveis com qualidade, em quantidade e acessíveis ao público. A Tok Stok, loja conhecida pelo catálogo de produtos com design diferenciado e preços acessíveis, foi uma das que abriu espaço para o seu trabalho.
Hoje, nas lojas próprias do designer, encontramos a linha "pronto para levar!" com várias peças de madeira bem interessantes, bom custo x benefício e a assinatura "FJ", que nos dá a garantia de que ao longo do processo produtivo houve a preocupação com os materiais utilizados, a estética, a ergonomia e a função do objeto. Veja algumas peças do catálogo da linha "pronto para levar!":
|
|
|
|
|
Fonte: fotos / reprodução - "prontos para levar! de Fernando Jaeger"
Fernando Jaeger está em plena produção com 35 de anos de carreira. Também desenvolve em seu atelier produtos sob encomenda. Neste caso, o cliente pode escolher a madeira e os tecidos para o seu móvel exclusivo. Hoje são quatro lojas próprias em São Paulo, duas que vendem os produtos da linha "pronto para levar!" e outras duas no Rio de Janeiro. Quem ficou curioso pode procurar mais informações na sua página na internet: Fernando Jaeger.