Durante o último workshop que assisti no Senac - Santos, "Organizando pequenos espaços", percebi várias dúvidas em relação ao uso de cores nas paredes pipocando na plateia. Na verdade, este é um assunto que rende bastante debate não só em eventos, como nos cursos de design, decoração e também nos blogs, já que quem gosta de cor está sempre buscando aproveitar ao máximo o seu potencial transformador nos ambientes.
Pensando sobre essas dúvidas lembrei deste post antigo do blog da Tintas Coral com cinco dicas sobre efeitos nos ambientes. Como achei a ideia didática, utilizei de inspiração para fazer a minha versão aqui no blog. Dá para ver pelas imagens que é possível conseguir efeitos bem diferentes ao pintar uma ou mais paredes do ambiente na mesma cor. Para este post fiz simulações em 3D com a cor laranja que é quente e pode ser utilizada para criar uma atmosfera iluminada e estimulante. Veja só:
Pequeno x amplo |
1. Começo com o ambiente todo pintado em laranja exceto teto e piso. As paredes pintadas com uma cor quente como o laranja parecem estar mais próximas, diferentemente de uma cor fria que as distanciaria. É uma ideia para quem quer fazer o espaço parecer menor. As demais superfícies permanecem em tons claros para não ficar sufocante.
2. Na segunda imagem o tom forte de laranja não aparece e a opção por um tom claro deixa o ambiente mais amplo tanto em largura como em altura (pé direito).
Largo x estreito |
1. Aqui a sensação de proximidade é criada ao pintar a parede ao fundo de laranja. Sugestão para quem quer encurtar o espaço, como um corredor, por exemplo.
2. Na segunda imagem a proximidade é criada ao pintar paredes opostas da cor laranja. É uma opção para um ambiente amplo parecer mais estreito sem ficar sufocante.
Alto x baixo x cubo |
1. Esta é uma opção interessante para quem quer fazer o pé direito parecer mais baixo. Além do teto pintado de laranja, a parede ao fundo da mesma cor cria uma composição diferente em ambientes quadrados e pequenos.
2. Outra composição possível para diminuir a sensação de cubo é pintar paredes adjacentes da mesma cor. Apliquei esta proposta no meu quarto e gostei bastante do resultado final.
As cores tem muitas funções no design de interiores e a de mexer nas proporções dos ambientes é mais uma delas. No blog acabo falando desse tema direta ou indiretamente, quem quiser ler mais, aproveito para relembrar alguns posts: o estilo navy na sala de leitura do Senac, a cor Radiant Orchid, por uma casa mais colorida, inspirações para o outono na cor Marsala.