No post de hoje vou compartilhar mais algumas possibilidades de serviços realizados por designers em interiores residenciais. Descrevi em outro post que o profissional desta área está focado em projetos de interiores de residências próprias ou alugadas e que o trabalho a ser desenvolvido pode ser grande e envolver toda a residência ou demandar uma pequena interferência no espaço.
O tamanho do projeto vai ser definido por meio do briefing feito com o cliente, assunto que também já tratei no blog. Mesmo que os clientes tenham perfis diferentes, algumas necessidades podem se repetir de um briefing para o outro. O designer de interiores tendo percepção das semelhanças pode oferecer pacotes de serviços com base nesses contextos em que seu trabalho é requisitado. A vantagem de oferecer pacotes é conseguir dar soluções adequadas, rápidas e com bom custo-benefício para os clientes.
Um exemplo é o escritório da peruana Augusta Pastor, o mobler lab, que oferece dois pacotes bem interessantes: "minha primeira casa" e "meu primeiro bebê". O primeiro pacote é para aqueles que estão começando a vida de casado e querem orientações para decorar a nova casa, seja própria ou alugada. A sequência de trabalho é a seguinte: visita à casa dos noivos, entrega da proposta de mobiliário, visita a três lojas de decoração com os noivos para orientar nas escolhas e compras das peças e entrega de um relatório do que foi escolhido.
No segundo pacote, a questão também é bem comum, decorar o quarto do primeiro filho, levando em conta aspectos estéticos e funcionais. A sequência é a seguinte: visita ao futuro quarto do bebê, entrega de proposta de mobiliário, entrega de opções de desenho do berço, trocador e acessórios, entrega de um relatório do que foi escolhido. Para os seus projetos, Augusta Pastor busca inspiração no design nórdico.
Outro serviço interessante é o de "home staging", muito útil no momento da venda de um imóvel. Neste caso, o designer de interiores é contratado para pensar de maneira racional sobre os ambientes da casa, valorizando os pontos fortes e transformando os fracos, que poderiam passar despercebidos pelos olhos do proprietário "acostumados" com sua casa. Esta intervenção tem como objetivo proporcionar melhores condições de negociação entre vendedor e comprador.
Acredito que muitas pessoas já passaram por uma situação de compra, venda ou aluguel (eu também já passei) e a questão do design de interiores influenciou de alguma maneira, direta ou indiretamente, a decisão final. Quem quiser saber mais sobre o tema não deixe de ler o artigo "Home staging: multiplica las posibilidades de tu casa".
Foto: reprodução / mobler lab - "minha primeira casa" de Augusta Pastor. |