Dando continuidade aos posts sobre os lançamentos 2016 da Cerâmica Portinari, uma outra categoria de produto apresentada nesse evento foi a de porcelanato esmaltado com modelos e acabamentos variados. Gostei muito das coleções que buscam inspiração na natureza, especialmente, em rochas e pedras.
Antes de mostrar os destaques é importante ressaltar que cada porcelanato esmaltado tem uma classe de uso, ou seja, alguns servem apenas para ambientes residenciais, outros incluem ambientes comerciais de tráfego médio e de tráfego intenso. Há também os acabamentos diferentes que podem ser do tipo polido, estruturado, acetinado ou lapado. É preciso estar atento a todas essas informações na hora da escolha.
Porcelanatos esmaltados das coleções Slate, Dolomito e Duetto. |
Começo pela coleção de porcelanato esmaltado chamada "Dolomito", que faz parte do estilo "Natural", cuja inspiração nesse caso é a rocha de mesmo nome. A classe de uso desse porcelanato é 5, ou seja, ideal para ambientes residenciais e comerciais de tráfego médio. Adorei a predominância do visual clean sem deixar de lado algumas manchinhas típicas da rocha. Os acabamentos disponíveis são acetinado e lapado, com um brilho suave.
Foto: reprodução / Cerâmica Portinati:
|
Uma interpretação interessante de material natural é a coleção "Slate", inspirada na pedra de mesmo nome. Nessa coleção as classes de uso do porcelanato variam entre 4 e 5. Se for 4, o uso adequado é ambientes residenciais, se for 5, inclui os ambientes comerciais de tráfego médio. Os tons de cinza são bem bonitos e não precisam ficar restritos aos interiores da casa, já que além dos acabamentos acetinado e lapado, a coleção tem a versão estruturada com textura antiderrapante.
Foto: reprodução / Cerâmica Portinati:
|
Outra pedra que serviu de inspiração para Cerâmica Portinari foi a quartzita, que deu origem à coleção "Duetto", exclusiva para áreas externas, com textura antiderrapante. As classes de uso desses porcelanatos variam entre 5 e 6. A diferença entre elas é a resistência ao tráfego que vai do médio (uso 5) ao intenso (uso 6). Achei super interessante a peça de 60 x 60 cm ter um desenho de falso rejunte que nos dá outras possibilidades na paginação.
|
Uma das coleções que mais chamava a atenção no evento era a "Duomo", uma bela representação dos mármores, tipo de pedra que instantaneamente nos remete ao estilo "Clássico". A classe de uso desses porcelanatos é 4, portanto, devem ser utilizados apenas em ambientes residenciais. Como não podia ser diferente, o acabamento é polido, ou seja, brilho e reflexo intenso. Cada peça parece única com seus veios e cores, como a pedra natural, bem bonita!
|
Foto: reprodução / Cerâmica Portinati:
|
Como podemos ver neste post (assim como no anterior) as quatro coleções, Dolomito, Slate, Duetto e Duomo, apresentam porcelanatos esmaltados em tons neutros. O predomínio dessa paleta de cores é uma tendência que se destaca nos lançamentos da Cerâmica Portinari. O bacana é que podemos manter essa neutralidade também na decoração ou utilizá-la como uma base harmoniosa para introdução de móveis, luminárias e outros objetos coloridos.
Nota: As fotos não retratam com fidelidade as cores. Exceto as imagens disponibilizadas pela Cerâmica Portinari.