No meu último passeio à praia de Juquehy (litoral norte de São Paulo) encontrei alguns itens de decoração que marcam o estilo praiano e se adequam bem ao clima úmido desses lugares. Aliás, como designer de interiores, adoro explorar lojas de locais bem turísticos como este e ver o que tem de interessante para quem está decorando uma casa de veraneio, pousada ou hotel.
Tecido com estampa de ladrilhos e armário com portas de ripas de bambu. |
Um dos primeiros achadinhos em Juquehy foi um tecido com estampa de ladrilhos. Segundo a vendedora, o tecido é sintético, com 1,50 m de largura e pode ser comprado por metro. Achei o toque bem macio. Na loja estava sendo usado como toalha de mesa, mas acho que há muitos outros usos possíveis na decoração. Na fan page do blog uma leitora comentou de aplicar o tecido na parede e me lembrei desse post do blog Casa de Colorir: como colar tecido na parede. Pode ajudar!
Outro achado bem bacana foi na Freijó Móveis e Decoração. Segundo o cartão da empresa, eles estão há 15 anos fabricando móveis com design exclusivo, buscando soluções ideais para o litoral. Entre as soluções que me chamaram a atenção está o uso de ripas de bambu no projeto de portas de armários (veja na foto acima), o que ajudaria a evitar o acúmulo de mofo nos objetos armazenados.
Só quem mora no litoral (o meu caso) sabe o sufoco que é conviver com a super umidade. Fiquei bem interessada nesse modelo de porta, que pode ser colocada em guarda-roupas, sapateiras, racks, buffets, onde mais o cliente desejar. Na loja Freijó tinham vários móveis com essa proposta à venda e eles também fazem sob medida. Quem é de outra cidade pode encomendar uma peça, mas se responsabiliza pelo frete.
Abajur com base de abacaxi, chapéu de sol de cerâmica e outros objetos decorativos. |
Fotos: achadinhos de decoração para casa de praia – Juquehy (SP) (acervo pessoal)
Ainda na mesma loja havia vários objetos decorativos interessantes nesse estilo praiano. Nas fotos dá para ver o abajur de abacaxi e o chapéu de sol de cerâmica trazendo toda uma "tropicalidade" para o ambiente. Também havia outros itens que remetem à vida perto do mar, como o estilo navy que já apareceu em um dos primeiros posts aqui do blog.
É bom falar que nem toda pessoa que tem residência fixa no litoral decora a casa nesse estilo praiano, assim como também não é proibido para quem vive no interior utilizar elementos que tenham a ver com a praia. O importante é reconhecer entre as opções à venda aquilo que realmente nos interessa e tenha a ver com nossos gostos e necessidades.