Em 2015 participei de alguns projetos muito bacanas que merecem ter o "antes" e o "depois" compartilhados aqui no blog. Um deles desenvolvi em parceria com uma colega do curso de organização de ambientes residenciais, Alessandra Vieira, que me convidou para o desafio de transformar uma "banca" em um espaço mais organizado e interessante para os frequentadores do Centro Companheiros Espíritas Unidos (CEU), em Santos.
Projeto em 3D da banca do CEU.
|
Convite aceito, demos início à análise deste espaço. O CEU conta com uma antiga banca de jornal que foi adaptada para venda de três tipos de produtos: livros, itens de vestuário e alimentos. A renda obtida no local é utilizada para manutenção do próprio centro e o nosso projeto deveria propor soluções de baixo custo. A primeira etapa foi fazer a medição da banca, junto a um registro fotográfico e levantamento das principais queixas e necessidades dos usuários do espaço.
Os principais problemas identificados na banca foram: roupas e acessórios não categorizados nas prateleiras, o que gerava uma confusão visual e dificuldade na manipulação dos itens à venda, exposição inadequada dos alimentos e pouco espaço para as pessoas comerem, desgaste da pintura e decoração ausente. A única parte da banca que não foi incluída no projeto e permaneceu como estava foi o sebo. Veja algumas imagens do antes:
Falta de categorização das roupas e acessórios.
|
Balcão com pintura desgastada e subaproveitado.
|
Exposição inadequada dos alimentos. |
O projeto final apresentou as seguintes soluções: para categorização das roupas foram utilizadas caixas hortifruti com altura e profundidade adequadas, de cores diferentes e devidamente etiquetadas para facilitar a identificação do conteúdo. Quando solicitado um determinado tipo de peça a respectiva caixa pode ser removida da prateleira e devolvida para o mesmo lugar sem gerar bagunça. Os colares foram pendurados em ganchos à vista, bolsas e outros objetos que não se enquadravam na categoria de vestuário foram para prateleiras livres, entre elas, a da vitrine, que pôde ser reativada após a organização do espaço.
Para os alimentos foi instalada uma pequena estufa sobre o balcão da banca, a fim de proteger e manter a temperatura dos salgados, que antes ficavam expostos em uma mesa na parte externa. Outra questão resolvida foi a criação do cantinho do café, que passou para lateral externa da banca sobre um balcão de metal feito sob medida. Para melhorar a área da alimentação foi colocado nesse mesmo espaço um conjunto de cadeiras, mesa e guarda-sol.
Em relação à decoração, foi necessário fazer uma nova pintura na banca. Em algumas superfícies, optou-se pelo contact com estampa de madeira para quebrar a frieza do metal e do plástico e ao mesmo tempo esconder itens que não estão à venda. As caixas hortifruti trouxeram mais cor para o espaço que era predominantemente cinza e azul. O detalhe final ficou por conta das garrafinhas com flores artesanais colocadas sobre as prateleiras. Veja as imagens do depois:
Roupas categorizadas em caixas hortifruti.
|
Salgados acondicionados na estufa.
|
Área de alimentação e cantinho do café.
|
Projeto da banca do CEU executado com sucesso!
|
Fotos: antes e depois da banca do Centro CEU (Santos - SP) (acervo pessoal)
A fase de execução desse projeto de organização e design ficou nas mãos das voluntárias do CEU, Regina e Silvia, que fizeram um trabalho primoroso, colaborando comigo e com a personal organizer Alessandra Vieira em toda a fase de elaboração do projeto, com o levantamento das informações necessárias sobre a rotina do CEU e com sugestões sempre bem-vindas para transformar a banca em um lugar melhor para todos!
*Este projeto foi voluntário com o objetivo de colaborar com o CEU e seus frequentadores.