Nesta época do ano, tão cheia de festas, confraternizações e amigos secretos, encontrar presentes que valham a pena pode se tornar um verdadeiro desafio. Descobri nos eventos da economia criativa uma oportunidade para comprar produtos especiais, tornando o ato de presentear muito mais divertido. Agora em dezembro (2016), fui a dois eventos em Santos, Encontro de Criadores e Sextarte, onde encontrei muitas marcas legais de roupas, acessórios e decoração, para compartilhar neste post.
O Encontro de Criadores é um evento que acontece em Santos e sobre o qual já falei no blog. Nesta edição de dezembro, no centro histórico da cidade, revisitei estandes de marcas queridas, como a Baba de Moças, Objeto Cerâmico por Bárbara Anderáos e a Cavallo Dewers, que falei no outro post. Como todo evento tem novidade, dessa vez, pude conhecer novas marcas e fazer uma oficina de azulejo artesanal.
Uma semana depois, fui ao Sextarte, evento promovido pela Oficina 44, um coletivo de artistas e artesãos, que utilizam uma casa antiga, localizada no bairro do Boqueirão, em Santos, para produzirem e apresentarem seus trabalhos. De tempos em tempos, o espaço é aberto para mais pessoas mostrarem suas criações, fazerem exposições e venderem seus produtos. Foi o caso do evento desse final de ano, com muita gente talentosa, produtos bem legais à venda e música boa.
Arara de roupas da Bia que fez no Sextarte. |
Roupas e acessórios:
"Bia que fez" é uma marca de roupas das mais encantadoras que conheci no Encontro de Criadores e depois pude revisitar no Sextarte. Não somente pelas roupas, mas especialmente pela Bia, uma menina doce, simpática e com muito conhecimento sobre moda. Ela cria as peças, escolhe os tecidos naturais, como algodão e linho, costura e vende peça a peça com muito cuidado, dando dicas de estilo sob medida para o cliente. Vale muito a pena conhecê-la!
"No Mundo da Moon" podemos encontrar coleções de camisetas, regatas, babylooks, com frases marcantes, ligadas ao universo da música, do rock, muito confortáveis e ótimo caimento. No Encontro de Criadores, conversei com uma das criadoras da marca, a Mariela, que me deu dicas de como usar uma de suas regatas descoladas. Quem se interessar pode comprar pelo site da marca.
A "Soul Ser", que também marcou presença no Encontro de Criadores, é uma marca bem legal de camisetas e regatas feitas com algodão orgânico, tecidos de reuso, de forma artesanal e preocupada com a saúde do planeta. Assim como a Moon, a marca foi criada por duas irmãs que espalham energia boa por aí com frases do tipo “empodere-se”, “love madre terra”, “calma”, “namastê”, impressas nas camisetas.
A "Vis Design" trouxe para o Encontro acessórios com matéria prima diferenciada, pedras nacionais e estrangeiras, como a mexicana bornita, de um furta-cor incrível. Descobri recentemente, por meio de uma análise de cores, que meu metal é prata. Para dar aquela finalizada no look, entre vários acessórios, fiquei encantada com um dos braceletes da marca banhado com esse material.
Adesivos da Clact decoração criativa no Sextarte. |
Decoração:
Entre os estandes voltados para o mundo da decoração, no Encontro de Criadores e no Sextarte, adorei conhecer a "Clact" e sua criadora, uma baiana cheia de talento, que cria adesivos divertidos para transformar a casa, os móveis ou o que quisermos que fique mais alegre. A Saiene me contou que, procurando alternativas para decorar seu espaço, encontrou nos adesivos uma solução acessível. Se você gostou dessa ideia é só procurá-la nas redes sociais como @clactdecoracaocriativa.
A Kelly Alonso Braga também mostrou no Encontro de Criadores suas aptidões para desenhar, pintar e bordar, literalmente! Seus quadrinhos de casais, unidos por uma linha, de coração a coração, fizeram o maior sucesso no meu Instagram. Kelly me contou sobre alguns cursos que fez no Sesc para aprimorar seu processo criativo e até me incentivou a desenhar mais. Pode deixar, Kelly!
O "Ateliê Guapuru", cuja criadora Anna Paula, pude conhecer no Sextarte, tem uma proposta super bacana para decoração. Com o reaproveitamento de materiais e uma mão muito habilidosa, a arquiteta cria abajures com plafons antiguinhos e base de concreto, almofadas redondas com tecidos lisos e estampados (alguns por ela mesma), além de pôsteres autorais, de tamanho A4, com desenhos e fotografias em preto e branco de cenas urbanas.
Peças de cerâmica e porcelana da Bárbara Anderáos no Sextarte. |
No Encontro de Criadores tive a oportunidade de fazer um azulejinho artesanal na oficina ministrada pela ceramista Bárbara Anderáos, que nos deu uma breve explicação sobre as diferentes fases da argila e alguns instrumentos de trabalho para modelá-la. Na ocasião, optei por fazer desenhos e texturas em baixo relevo, mas também seria possível trabalhar com alto relevo. Depois de pronto, levamos os azulejos para casa e deixamos secar. A finalização só poderá ser feita em altas temperaturas no forno do ateliê da Bárbara, que está localizado na Oficina 44, onde aconteceu o Sextarte.
Quer ver mais imagens, vídeos e encontrar os perfis dessas marcas? Confira minhas publicações no Instagram e no Snapchat!