Há uns meses fiz uma pesquisa sobre design e decor e entre as perguntas coloquei uma questão sobre diferente estilos de decoração. Ao analisar os resultados, não me surpreendeu o fato do estilo escandinavo ser um dos preferidos dos entrevistados. Apesar de saber que é uma tendência forte no design mundial, fiquei me perguntando por quais motivos uma cultura tão distante pode nos inspirar tanto.
Proposta em 3D de decoração no estilo escandinavo.
|
A Escandinávia é uma região localizada no norte da Europa, composta por ilhas, territórios e também pelos conhecidos países nórdicos, como a Noruega (oi, Vikings!). Sendo uma região cortada pelo Círculo Polar Ártico, já sabemos que as paisagens e o clima são bem diferentes dos nossos, predominantemente, tropicais. Essas questões geográficas exercem uma influência direta no jeito de viver das pessoas e na composição de seus lares.
Sendo assim, o que procuram os escandinavos ao decorar suas casas e o que podemos aproveitar desse estilo? A proposta de ter uma casa funcional é uma das suas características mais atraentes. Para eles, uma casa sem muitos objetos é uma maneira de deixar a vida doméstica mais prática, a fim de aproveitar o tempo ao ar livre, quando as temperaturas estão mais amenas. Para nós, a inspiração surge dos objetos de design cuidadosamente selecionados para compor esse ambiente minimalista.
Sabe aquela história de ter poucas e boas peças no seu acervo? Isso vale para um guarda-roupa minimalista, por exemplo, como para os ambientes da nossa casa. Podemos selecionar objetos de família que ainda são úteis e podem ser reformados, podemos investir em móveis assinados ou réplicas com as quais nos identifiquemos. A proposta aqui é tentar optar sempre que possível por produtos que reúnam qualidades estéticas e funcionais.
Portfólio da Cerâmica Portinari: coleção Escandinávia HD (porcelanato esmaltado). |
A base neutra e clara nos revestimentos é outra característica marcante do estilo escandinavo que pode ser bem aproveitada na nossa realidade. Para eles, o uso abundante do branco nos interiores é uma necessidade de aproveitar a reflexão de qualquer luz que entre pelas janelas, especialmente no inverno. Por isso, a opção por madeiras bem claras, quase desbotadas, em pisos e paredes.
Aqui no Brasil, os tons claros e neutros trazem um frescor muito bem vindo nas altas temperaturas do nosso país. No lugar da madeira, podemos optar por porcelanatos que imitam esse material, sem deixar de criar uma atmosfera aconchegante e que nos ajude a relaxar depois de um dia agitado, ótimo para quem mora em grandes cidades! As cores quentes aparecem nos móveis e nos detalhes da decoração, minimalista sim, mas sem deixar de ter um toque de alegria.