quinta-feira, 9 de março de 2017

Variedades: um olhar fotográfico sobre Curitiba (PR)

Na minha última viagem, para cidade de Curitiba (PR), tive um olhar diferente sobre os lugares que visitei. Isso porque, há poucas semanas, comecei um curso de fotografia, em que estou aprendendo várias técnicas novas e aprimorando o que já sabia. Neste post vou falar um pouco sobre essa viagem e mostrar as melhores fotos de cada lugar.

Curitiba é uma cidade com vários pontos turísticos bacanas para visitar, por isso fiz um roteiro prévio para aproveitar bem os poucos dias de passeio por lá. O céu ensolarado deixou tudo ainda mais interessante de fotografar, mas como ainda não tenho tanta prática com a máquina fotográfica no modo manual, em alguns lugares foi mais difícil fazer os registros do jeito que eu queria.

Vista da parte de cima do ônibus turístico - Praça Tiradentes (Curitiba, PR).
Vista da parte de cima do ônibus turístico - Praça Tiradentes (Curitiba, PR).

O primeiro lugar que visitei em Curitiba foi a "Torre Panorâmica", que como o próprio nome diz, permite que observemos a cidade de uma altura de 40 andares com uma vista de 360 graus. Este é um dos pontos de parada do circuito do ônibus turístico da cidade, uma boa opção para quem quer dar uma circulada e conhecer pelo menos cinco pontos da rota. O preço é R$ 45,00 e dá direito a um embarque e quatro reembarques. Bem divertido sentar na parte de cima do ônibus, tomando ar e olhando a paisagem!

Museu do olho. Museu Oscar Niemeyer (MON, Curitiba-PR)
Museu Oscar Niemeyer (MON, Curitiba-PR).

A segunda parada, no mesmo dia, dentro da rota turística, foi o Museu Oscar Niemeyer (MON), também conhecido como Museu do Olho. Esse clique revelou para mim a beleza do entardecer, unindo arquitetura e natureza, não se pode esperar menos de uma obra de arte do Niemeyer! Por dentro, o museu tem várias salas expositivas, porém só consegui visitar quatro delas, inclusive o "olho", que depois fui saber que não era olho, nem homenagem às araucárias, mas sim um desenho inspirado no movimento de uma bailarina.

centro historico de Morretes
Centro histórico de Morretes (PR)

Segundo dia de passeio escolhi fazer a viagem de trem pela Serra da Graciosa. O destino foi Morretes, uma pequena cidade histórica, colorida e com um famoso prato típico para o almoço: o Barreado, uma cumbuca de carne cozida em panela de barro, arroz, farofa e banana. A linha férrea que está funcionando desde o século XIX, projeto dos irmãos Rebouças, nos proporciona uma viagem repleta de sensações durante suas quase quatro horas de duração.

Bike tour pelo Parque Tanguá (Curitiba-PR).

No último dia de passeio fiz mais um tour por Curitiba só que desta vez de bike! A Kuritbike é uma empresa especializada neste serviço, com vários roteiros regulares e outros especiais para quem gosta de pedalar e quer aproveitar a diversas ciclovias da cidade. Eu escolhi o tour Ópera a MON, que inclui pontos turísticos como o teatro Ópera de Arame, Bosque do Papa, Museu do Oscar Niemeyer e o Centro Cívico. No meio do trajeto ainda demos uma subidinha até o Parque Tanguá para tirar fotos.

Vista de cima da Unilivre (Curitiba-PR).

Ainda no mesmo dia aproveitei as últimas passagens do ônibus turístico para visitar outros pontos conhecidos da cidade. Entre lugares lindos, foi bem surpreendente a visita na Unilivre - Universidade Livre do Meio Ambiente- onde encontrei salas de aula dentro de uma enorme casa na árvore, uma antiga pedreira integrada à paisagem e um lago cheio de peixes. No local são dados cursos, palestras e outros projetos muito legais que podemos conhecer pelo site da universidade. A dica foi do nosso guia turístico do bike tour e valeu muito a pena conhecer!

Addthis